Dia Mundial

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

29 de janeiro de 2020 - Saída de Campo do 5.º E (I)


No âmbito do projeto Agroescola, foi estabelecida uma parceria com a Matéria Cíclica:

5.º E participará na próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro, numa Saída de Campo às GrotasJardim Comunitário da Matéria Cíclica.

Apresentação:
«A Matéria Cíclica tem como fim proporcionar um espaço de produção artística e literária, assim como um espaço onde o público possa aceder às criações dos associados, quer através de eventos, quer de arquivo. Somos uma associação sem fins lucrativos que acionamos a valorização do papel dos artistas na sociedade em que se inserem e apoiamos artistas na sua integração através de parcerias e residência.
As criações e atividades produzidas visam promover um estilo de vida mais ecocêntrico, principalmente através da arte contemporânea, mas também através de mecanismos e estratégias que interagem com a comunidade local na área da ecologia e valorização da cooperação. A Matéria Cíclica visa implementar um programa cultural utilizando a economia circular, a transdisciplinariedade e a avaliação holística como principais estratégias para a educação de públicos assim como também a internacionalização e modernização das artes no concelho de Peniche e comunidades vizinhas.»

Atividades a realizar:
«Baseados nos princípios da permacultura, estamos a utilizar várias técnicas para maximizar o acesso das plantas a água durante a época seca. O nosso chão é barro, por isso torna-se pertinente trabalhar enquanto está molhado – na época chuvosa. Especificamente para o jardim das abelhas e pertinente para a atividade a desenvolver com os alunos, estamos a utilizar a técnica dos swales

Plano de ação:
  • «passeio pela área do jardim: regras de utilização e realce das espécies existentes (1hora);
  • apresentação do trabalho: fazer um/dois swales, introdução do conceito de swales e explicação de utilização das ferramentas, segurança e higiene na utilização das ferramentas (10 minutos);
  • os alunos organizam-se em grupos para iniciar o swale. Atividades incluem: Cavar uma vala, encher de mulch, acertar os detalhes da vala, cobrir com composto orgânico (de burro).»
Regulamento interno do Jardim Comunitário Matéria Cíclica:
39°19’25.2”N 9°14’50.5”W Planalto das Cezaredas

«Este é um espaço comunitário. A partir do momento que é teu, é mesmo isso: teu!
Cuida-o como o teu pertence mais precioso.  

As seguintes regras estão em vigor sem exceção:

1-   Proibido chegar de carro. Acesso motorizado é feito somente até ao início da Rua Nery Delgado em Olho Marinho, por isso aconselhamos deixar o carro estacionado perto da escola primária, ou no Bairro Novo adjacente ao Posto de Saúde.
2-   Proibido deixar lixo. Aconselhamos que se trouxerem comida ou bebida sejam em recipientes reutilizáveis para que não haja tentação de deixar embalagens, embrulhos, papéis, plásticos, etc., para trás ou inadvertidamente os deixar cair durante o caminho.
3-   Andar pelos trilhos delineados quando estes existem.
4-   Não mexer em árvores ou arbustos que tenham placas identificadoras sem autorização. (...)
5-   Assim que as casas de banho de compostagem humana estiverem prontas, urina-se numa divisão e defeca-se noutra. É obrigatório tapar com serradura ou material carbónico fornecido nas divisões sempre que se terminar uma utilização. Até lá, pede-se que os utentes usem o canto das caneiras indicado. Para defecar, é necessário usar a pequena pá de mão fornecida para cavar um pequeno buraco para os dejetos ficarem enterrados no chão.
6-   Respeitar as plantas nativas. Mesmo sem placas identificadoras, é necessário ponderar se estás a intervir de uma forma que vai impactar o ecossistema.
7-   Proibido fazer fogo.
8-   Proibido fumar cigarros com filtros não biodegradáveis.
9-   Proibido fumar de Junho a Novembro.
10 - Proibido entrar na roulotte sem autorização.
11- Crianças e adolescentes até 12 anos devem ser supervisionados especialmente e em particular junto da área do poço.
12 - Não matar animais, o que inclui insetos, o que inclui vespas e aranhas!
  
 É aconselhável que os utentes venham com roupa confortável, mas principalmente calçado confortável. O terreno é irregular, íngreme em partes, rochoso, e com várias plantas espinhosas. Torna-se escorregadio e lamacento se chover. É também aconselhável trazerem água potável convosco, pois não temos acesso.»

(Adaptado da informação gentilmente disponibilizada por
Inês Ferreira-Norman)





Sem comentários:

Enviar um comentário