Dia Mundial

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Plano de Contingência (COVID-19) - Perguntas Frequentes

Quem elaborou o Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, relativo à infeção pelo novo coronavírus - Sars-CoV-2 (COVID-19), para o ano letivo de 2020/2021?

O plano foi elaborado pelo Agrupamento, com o apoio da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho e o Grupo Coordenador Local de Prevenção e Controle das Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos do ACeS Oeste Norte.

Qual é o principal objetivo do documento?

O seu principal objetivo consiste em “compilar conceitos e procedimentos de atuação em diversos cenários possíveis de infeção pelo COVID-19”. Procura-se, assim, “divulgar um conjunto de medidas preventivas adotadas pelo Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos que visam a deteção precoce de eventuais casos suspeitos e rápida e adequada gestão dos mesmos, em articulação com as autoridades de saúde”.

O que é a COVID-19?

“A COVID-19 é uma doença causada pela infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2). A doença manifesta-se predominantemente por sintomas respiratórios, nomeadamente, febre, tosse, dificuldade respiratória, podendo também existir outros sintomas, entre os quais, odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, cefaleias (dores de cabeça), fraqueza, e, com menor frequência, náuseas/vómitos e diarreia. (DGS)”.

Quem é o Ponto Focal no Agrupamento?

O Ponto Focal designado é o Diretor do Agrupamento, José Fernando Santos e, em caso de impossibilidade de contacto, a Professora Teresa Mendes. O Ponto Focal Intermédio no Complexo Escolar do Furadouro é a Professora Ana Luísa Silva. O elo de ligação com a Autoridade Local de Saúde é a Dr.ª Fátima Pais.

Que procedimentos deverão ser adotados perante um caso suspeito de COVID-19 no estabelecimento de ensino?

Ativação dos procedimentos:

(1)         Informação do caso ao Ponto Focal;

(2)         O caso suspeito é acompanhado à área de isolamento, seguindo as indicações de percurso.

(3)         Contacto com Encarregado de Educação que se dirige à escola (preferencialmente em veículo próprio.

(4)         O Encarregado de Educação contacta o SNS 24 e segue as indicações.

(5)         APÓS TRIAGEM: Caso não suspeito - segue o procedimento normal da escola, de acordo com o quadro clínico apresentado. Caso Suspeito - encaminhamento para Autocuidado (isolamento em casa), ou para Avaliação Clínica nas Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários, ou para Avaliação Clínica em Serviço de Urgência.

Que procedimentos deverão ser adotados perante um caso suspeito de COVID-19 fora estabelecimento de ensino (caso externo)?

Ativação dos procedimentos:

(1)         Informação do caso ao Ponto Focal;

(2)         Ponto focal informa Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública Local;

(3)         A Autoridade de Saúde Local, apoiada pela Unidade de Saúde Pública Local, assegura a investigação epidemiológica (in loco, se necessário): inquérito epidemiológico; rastreio de contactos; avaliação ambiental.

(4)         A Autoridade de Saúde Local informa os contactos de alto e de baixo risco e o estabelecimento de educação ou ensino, sobre quais as medidas individuais e coletivas a implementar, nomeadamente: isolamento de contactos, encerramento da turma, de áreas ou, no limite, de todo o estabelecimento de educação ou ensino; limpeza e desinfeção das superfícies e ventilação dos espaços utilizados pelo caso suspeito, bem como da área de isolamento; acondicionamento dos resíduos produzidos pelo caso suspeito em dois sacos de plástico, resistentes, com dois nós apertados, preferencialmente com um adesivo/atilho e colocação dos mesmos em contentores de resíduos coletivos após 24 horas da sua produção (nunca em ecopontos).

O que devem fazer alunos, pessoal docente e pessoal não docente se tiverem sinais ou sintomas sugestivos de COVID-19?

Não devem apresentar-se na escola. Devem contactar a linha SNS24 (808242424) - ou outras linhas telefónicas criadas especificamente para o efeito - e proceder de acordo com as indicações fornecidas pelos profissionais de saúde.

Onde fica a área de isolamento no Furadouro e que condições tem?

Situa-se no Gabinete de Enfermagem, no Piso 1, junto aos balneários anexos ao Pavilhão Gimnodesportivo. Encontra-se equipada com telefone, marquesa, cadeira, água, bolachas, solução antisséptica de base alcoólica, máscara cirúrgica e acesso a instalação sanitária (com doseador de sabão e toalhetes de papel, para a utilização exclusiva do trabalhador/aluno com sintomas).

Como se encontram referenciados os trajetos de circulação dos alunos na entrada/saída da escola e para a sala de isolamento?

Os trajetos possíveis encontram-se referenciados através de setas indicadoras nas paredes e no chão.

Existem orientações específicas para as aulas de Educação Física?

Sim. Discriminam-se as seguintes orientações gerais:

·         Uso de máscara obrigatório em todos os momentos e locais de aula, e ainda nas deslocações para as instalações, para alunos e professores.

·         Dispensa da obrigatoriedade do uso de máscara durante o exercício físico com distanciamento de 3 metros (alunos) e em demonstrações de exercícios (professor).

·         Privilegiar os espaços exteriores como espaço habitual de aula, salvo quando as condições climatéricas o desaconselhem.

·         Utilizar obrigatoriamente os percursos de entrada e saída assinalados em cada uma das instalações desportivas, sem cruzamento de alunos nos espaços comuns.

·         Lavagem das mãos nas entradas/saídas dos espaços – com água e sabão ou nos dispensadores de álcool gel.

·         Privilegiar situações de aprendizagem que respeitem 3 metros de distância.

·         Planificar atividades sem partilha de materiais, se possível, ou com higienização frequente entre utilizações.

·         No caso do ensino passar ao regime misto, e dada a natureza prática e orientada das atividades de aprendizagem, as aulas de EF manter-se-ão na modalidade presencial.

Recursos espaciais e utilização de balneários e vestiários:

·         Divisão obrigatória dos alunos em 4 grupos (2 masculinos e 2 femininos), para desdobramento na entrada e saída das instalações (balneários ou vestiários) com troca mensal ou quinzenal. Os grupos de alunos deverão ter como critério o género, reduzindo o número de alunos em simultâneo em cada balneário masculino/feminino.

·         Identificação (diferentes cores) dos cabides e duches a utilizar nos balneários. As cores vão corresponder aos grupos de entrada e saída para equipar/desequipar e para os banhos. Manutenção obrigatória dos mesmos grupos na saída para banhos. O acesso aos banhos é aconselhado nas aulas de 100 minutos, mas é permitido e disponibilizado a todos os alunos em todas as aulas, de 50 ou 100 min, nas condições de segurança definidas. (Por banho entende-se um duche rápido, que não deverá demorar mais de 2 minutos).

·         O banho/duche pode ser substituído pela utilização de toalhetes húmidos ou toalhitas, a trazer pelo aluno e pela necessária troca integral da roupa utilizada, interior e exterior, bem como do calçado. É aconselhável o uso adequado de desodorizantes, antes e depois da aula. Os alunos deverão ser portadores de uma mochila/saco onde transportarão todos os seus pertences, roupas, etc., e deverão recolocar todos os seus materiais após o ato de vestir/equipar. Isto significa que não é permitido aos alunos deixar nos balneários qualquer material, seja roupa, calçado, valores, toalhas, o que seja. Depois de se vestirem para a aula, os alunos levarão a sua mochila para o espaço aula, com todos os seus pertences, onde deverão ter a sua garrafa de água e onde depositarão a sua máscara durante o exercício físico. Cada mochila será depositada numa cadeira, existente junto ao espaço de aula, devidamente numerada e que apenas será utilizada pelo aluno, afastada das demais em 3 metros.

·         Ventilação dos espaços fechados, aula após aula. Limpeza dos espaços (balneários) e equipamentos entre aulas. Produtos de higienização existentes em todos os espaços de aula – toalhas, toalhitas, panos, frascos ou dispensadores e pulverizador com desinfetante e ou álcool gel.

Circuito: Ponto de encontro na hora de aula (alunos e professor) no hall junto ao bar. Entrada do 1.º grupo para os balneários Feminino/Masculino com saída para o pavilhão. Se a aula for no exterior os alunos devem dirigir-se pelo interior do pavilhão junto da parede, até à saída para o exterior. Cerca de cinco minutos depois, entrada do 2.º grupo, …. No final da aula, entrada do 1.º grupo, para o balneário, enquanto os outros grupos continuam em trabalho. Cerca de 5 minutos depois, sem ninguém no balneário, entrada do 2.º grupo e assim sucessivamente.

Existem orientações específicas para a utilização da biblioteca?

Sim. As alterações ao funcionamento para o presente ano letivo estão de acordo com as normativas e indicações da Rede de Bibliotecas Escolares e ME, nomeadamente, Organização de Bibliotecas e Esbater Diferenças/Consolidar Aprendizagens e Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens.

Que medidas foram adotadas pelo Agrupamento para prevenção e contenção da COVID-19?

A cada grupo foi atribuído uma zona interior e exterior da escola que frequenta. Foram definidos circuitos de entrada e saída da sala de aula para cada grupo, de forma a impedir um maior cruzamento de pessoas. Cada sala de aula é utilizada pelo mesmo grupo de alunos (a única exceção a esta situação são as disciplinas que necessitam de salas específicas, que serão alvo de desinfeção mais frequente). O distanciamento físico foi salvaguardado durante os intervalos. As turmas dispõem de zonas específicas às quais têm acesso. Foi definido um início do ano letivo em regime não presencial a fim de efetuar uma “quarentena” de dezassete dias de todos os docentes até ao início do ano letivo. Foram asseguradas todas as normas de higiene e segurança bem como a compra de todos os materiais essenciais à limpeza e desinfeção dos espaços. Foram assegurados todos os equipamentos de segurança (máscaras, álcool gel, etc.) antes do início do ano letivo. Para além disso, os alunos e restantes membros da comunidade educativa não poderão frequentar a escola sem a utilização da máscara respiratória. Foi assegurada formação em segurança e na operacionalização deste Plano de Contingência em articulação com a Doutora Fátima Pais da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho. Foram colocados cartazes informativos da DGS direcionados aos alunos, funcionários e outros, designadamente os que esclarecem relativamente à higienização das mãos, ao cumprimento da etiqueta respiratória e ao procedimento adequado quando existem critérios de eventual caso suspeito. Foram libertadas da superfície das bancadas e secretárias de trabalho de material ou objetos não necessários, facilitando a sua higienização regular e frequente. Adotou-se uma distância mínima de 2 metros relativamente ao cidadão em locais de atendimento. Para além disso, foram fechados com barreiras físicas todos os espaços de atendimento (papelarias, secretarias, refeitório e bares, etc.). As visitas de estudo continuam canceladas ao abrigo das orientações da DGS. No entanto, antes de decidir organizar, prosseguir, restringir, modificar, adiar ou cancelar um evento, será sempre efetuada uma avaliação de risco completa, em articulação com as autoridades de saúde locais e nacionais.

Que medidas foram adotadas no acesso ao recinto escolar?

Estabeleceram-se horários desfasados entre ciclos de ensino, de forma a evitar aglomeração de pessoas à entrada e à saída do recinto escolar. Espaços não necessários à atividade letiva, como os bufetes/bares, as salas de apoio, as salas de convívio de alunos e outros, foram encerrados e/ou condicionados em termos de horários. O acesso à biblioteca e/ou às salas de informáticas sofrerem alterações sendo a primeira apenas utilizado para fins de elaboração de trabalhos e a segunda para fins de lecionação de aulas (ambas viram a sua lotação reduzida e dispõe de sinalética própria que indica os lugares que podem ser ocupados de forma a garantir as regras de distanciamento físico; a biblioteca dispõe do seu próprio plano de contingência; são ainda higienizadas e desinfetadas após cada utilização). É acautelada a higienização das mãos à entrada e à saída, com solução antisséptica de base alcoólica (SABA). Portões e portas serão mantidos abertos a fim de evitar que seja necessário o toque na sua utilização.

Que medidas foram adotadas nas salas de aula?

As salas de aula garantem uma maximização do espaço entre alunos e alunos/docentes. As mesas estão dispostas com a mesma orientação, sendo ocupadas sempre pelos mesmos alunos. Privilegia-se uma renovação frequente do ar, preferencialmente, com as janelas e portas abertas.

 

Nota: Aconselha-se a leitura integral do Plano de Contingência. Em caso de dúvidas, por favor, submeta-as aqui no blogue.

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