Dia Mundial

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

COMUNICAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR



 

José Fernando da Silva de Sousa Santos (Diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos)

Óbidos, 13 de janeiro de 2021

 

COMUNICAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR

 

Informamos que foi confirmado o segundo caso de COVID-19 neste segundo período, quinto caso desde o início da pandemia, num aluno do nosso Agrupamento. Este foi detetado numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica do Furadouro, vulgarmente designada por “Complexo dos Furadouro”.

Após reunião com a Autoridade de Saúde Local foi decidido que a turma em questão irá ficar em isolamento profilático e que todos os alunos e contactos de alto risco irão ser testados para a presença de Covid-19. Os testes irão ser prescritos pela Autoridade de Saúde Local e na altura própria.

Como todos temos consciência, este vírus tem sido bastante difícil de combater e só através da colaboração de todos temos conseguido evitar a sua propagação. No entanto, não podemos baixar os braços, não podemos facilitar, temos de continuar a aplicar as medidas de contenção dia após dia e nesta fase de aumento exponencial de casos a nível nacional, ainda mais.

O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfacto, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.

O nosso agrupamento está, em articulação com a Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública Local, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.

Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 - 808 24 24 24) e comunicar diretamente o Agrupamento através dos números de contacto existentes nos Planos de Contingência disponíveis na Página do Agrupamento.

Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, não havendo de momento necessidade de adotar outros cuidados adicionais além da referida monitorização de sintomas.

Para mais informações, pode consultar o site da DGS da COVID-19 (www.covid19.min-saude.pt).

 

Com os melhores cumprimentos,

José Fernando da Silva de Sousa Santos

(Director do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos)



 

Sem comentários:

Enviar um comentário