Dia Mundial

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Sessão com Matéria Cíclica - parceiro Agroescolas (5.º E)

Hoje, pelas 14h50min, o 5.º E recebeu na sua sala - por videoconferência - Inês Ferreia-Norman, da Matéria Cíclica, que levou a turma a uma verdadeira viagem ao Jardim Comunitário das Grotas!

A turma recebeu com entusiasmo a notícia de que eram adotantes de uma azinheira! Aprenderam que esta árvore tem um nome científico, Quercus ilex, mas que poderiam escolher um nome próprio! Foi assim que surgiu uma votação e a escolha recaiu em Fuji!

A Inês, sempre em movimento, deu um conjunto de informações que servirão de base a muita pesquisa, pelo que a turma tirou notas muito importantes!

Começou por falar de técnicas de retenção de água (tais como socalcos e valas de irrigação). Explicou que o solo do Jardim Comunitário das Grotas é em declive, muito argiloso. A densidade do solo dificulta o desenvolvimento das raízes, pelo que é importante desenvolver técnicas de descompactação do solo e formas de reter a água.

Explicou a importância da aplicação de composto vegetal ou, como foi o caso, de estrume de cavalo devidamente curtido, como base para a saúde da árvore.

Foi interessante saber porque é que o Jardim Comunitário das Grotas constitui um microclima e como até a sombra das árvores pode ser tão importante em evitar que o solo atinja temperaturas elevadas na estação seca.

Ao abordar as técnicas de mulching, foi muito interessante saber o papel da sama (caruma) para controlar o PH do solo, tendencialmente básico.

Ficámos todos com o “apetite” aguçado para saber mais sobre a nossa árvore e, caso a evolução da pandemia permita, para ainda neste ano letivo fazermos uma visita de estudo ao Jardim!

Agradecemos muito à Inês e ao Patrick Norman!








Atividade do Clube de Ciências, no âmbito do programa Agroescolas, com a colaboração da disciplina de Ciências Naturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário