Dia Mundial

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Projeto Óbidos Contra a Obesidade (POCOB) - 1.º ano

«A Obesidade Infantil é, neste momento, um dos principais fatores modificáveis que influencia diretamente as doenças crónicas não transmissíveis como a Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Colesterol, entre outras. Portugal é um dos principais países da Europa com maiores níveis de Obesidade, principalmente infantil, estando esta patologia a tornar-se numa epidemia mundial. Enquanto fator modificável é extremamente importante apostarmos em medidas para a promoção da saúde e prevenção da doença, utilizando a reeducação alimentar e o aumento dos níveis de atividade física como principais pilares para colmatar esta epidemia. Segundo um estudo realizado no ano letivo 2018/2019 nas crianças de 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, foram rastreadas nutricionalmente 433 crianças verificando-se que necessitam de intervenção técnica tanto de nutrição como de atividade física, uma vez que 25% se encontravam no percentil de “Obesidade” e 26% no percentil “Excesso de Peso”. O POCOB, pretende promover a mudança de hábitos de vida para a melhoria da saúde e consequente prevenção de futuras patologias que possam advir de hábitos de vida não saudáveis.

METODOLOGIA: O projeto conta com a ajuda de uma nutricionista, técnicos de atividade física e uma psicóloga, para trabalhar com os alunos todas as vertentes de forma a maximizar a melhoria da sua saúde. Tem como objetivos a caracterização anual do perfil de saúde nutricional dos alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e encaminhar para acompanhamento os casos prioritários conforme as suas necessidades, trabalhando de forma a reduzir os níveis de obesidade infantil. Como habitual, no ano letivo 2023/2024 realizamos no início do ano letivo um rastreio nutricional ao 1.º ano do ensino básico, visto que os restantes foram rastreados nos anos letivos anteriores. (...)»

1.º E - rastreio a 28 de setembro de 2023, entre as 10h e as 12h.

«Aos alunos sinalizados, e que aceitem fazer parte do projeto, ser-lhes-ão disponibilizada consultas de nutrição, e aulas de atividade física de 30 minutos, duas vezes por semana para os casos prioritários e uma vez por semana para os restantes e ainda acompanhamento psicológico (sempre que surja essa necessidade, de forma a maximizar a perda de peso e o crescimento saudável da criança). Esta intervenção carece naturalmente de autorização e apoio dos respetivos encarregados de Educação.»

A equipa:

Inês Almeida – Nutricionista da Câmara Municipal de Óbidos;

Sandra Reis – Técnica de coordenação dos refeitórios escolares da Câmara Municipal de Óbidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário